Lançamento de Livro na RBA 2014, UFRN

No dia 05 de agosto de 2014 ocorrerá o lançamento do livro ” Tutela e Resistência Indígena: etnografia e história das relações entre os Terena e o Estado brasileiro”, na Reunião Brasileira de Antropologia em Natal, Rio Grande do Norte.

tutela

Autor: Andrey Cordeiro Ferreira (UFRRJ)

Editora: EDUSP

Neste estudo, Andrey Cordeiro Ferreira analisa as relações de dominação e resistência política estabelecidas entre os índios Terena e o Estado, através de um modelo crítico de etnografia. O enfoque principal é o estudo da mudança social nos processos e relações de poder no início do século XXI na terra indígena Cachoeirinha, localizada no Mato Grosso do Sul. O estudo etnográfico e das fontes históricas acerca da sociedade Terena levou o autor a perceber uma política de resistência dos indígenas ao regime tutelar, talvez a principal forma de dominação operante em relação aos índios. Segundo o autor, as formas de luta política e de resistência indígena remetem sempre, em termos simbólicos e práticos, a essa estrutura de dominação. O livro fornece também elementos para uma interpretação de processos políticos e socioculturais que afetam a grande maioria da população indígena brasileira.

05/08/2014 Horário 20:15h 

SESSÃO A, Anfiteatro A do CCET – UFRN

Anúncios
Nota | Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Lançamento de Livro na RBA 2014, UFRN

  1. Pingback: [Lançamento na RBA] Tutela e Resistência Indígena: etnografia e história das relações entre os Terena e o Estado brasileiro | blogdarupal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s