Publicado o livro Sociologia e Autonomia

Sociologia e Autonomia” foi um projeto de pesquisa e extensão que investigou as condições de trabalho e ensino de ciências sociais/sociologia na educação básica e elaborou materiais didáticos e pedagógicos adequados a essas condições.

Com base na pesquisa etnográfica e sociológica da educação, produzirmos a tecnologia educativa que aqui apresentamos sob a forma de um livro em linguagem hipertexto.

Clique na imagem para ter acesso à Sociologia e Autonomia.

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Com base na pesquisa etnográfica e sociológica da educação, produzirmos a tecnologia educativa que aqui apresentamos sob a forma de um livro em linguagem hipertexto.

Denominamos “tecnologia” o material didático porque ele supõe um conjunto de ferramentas (audiovisuais e digitais, além das clássicas fermentas textuais), de orientações teórico-metodológicas e de conteúdos programáticos organizados em função de parâmetros teórico-políticos para o ensino de ciências sociais.

Essa tecnologia surgiu para atender a um conjunto de desafios que estão se colocando ao ensino de ciências sociais na educação básica. Entendemos que os livros didáticos, pelo seu conteúdo “estático” e “universalizável” não são uma ferramenta suficiente para enfrentar a diversidade de situações de ensino. Além disso, os livros didáticos tradicionais normalmente estão centrados numa lógica exclusivamente textual, ou seja, uma relação pedagógica determinada, enquanto grandes partes dos alunos operam sua comunicação por lógicas diversas (orais, digitais e audiovisuais), com diferentes graus de domínio sobre a linguagem textual.

Não descartando o livro didático como ferramenta, mas sabendo da necessidade de fazer uma transformação nas técnicas pedagógicas, surgiu a ideia de produzir uma tecnologia de ensino que pudesse ser flexível e centrada em lógicas de comunicação e interação não exclusivamente textuais. Um material interativo e flexível em seu conteúdo e também que combinasse formas digitais e audiovisuais em seu interior. Por isso a ideia de produzir uma instrumento didático em formato hipertexto. Além disso, entendíamos a necessidade de romper com determinada perspectiva de produção do material didático -feito por autores individuais ou em equipe que se dão quase sempre sem uma pesquisa sobre as reais condições de ensino, trabalho e aprendizagem, e logo, sobre a própria forma com os conteúdos podem se adequar ou não. Assim, o projeto realizou uma pesquisa qualitativa com professores, técnicos e alunos de uma escola pública, baseada na observação participante e também produziu dados quantitativos a partir de dados do MEC e SEEDUC/RJ. Foram esses dados que orientaram a elaboração da tecnologia aqui apresentada. Três conclusões foram tiradas da pesquisa e da experiência de ensino dos professores envolvidos no projeto e que orientam então Sociologia e Autonomia:

1) Não é possível desenvolver novas práticas pedagógicas sem compreender minimamente a diversidade social e cultural dos alunos e professores e o contexto escolar;

2) Não é possível desenvolver um ensino que realize objetivos de ensino-aprendizagem sem adaptar as práticas pedagógicas a essa diversidade de condições sociais, técnicas, culturais e econômicas;

3) Não é possível reivindicar uma posição neutra ante às formas de violência simbólica existentes na sociedade e instituições de ensino.  É  preciso dar um papel à sociologia no contexto político e educacional, o que significa que os conteúdos devem ser dirigidos por objetivos educacionais situados politicamente.

 

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