Saberes Subalternos, Insurgentes e Descoloniais

O presente projeto parte da constatação da inexistência de materiais didáticos suficientes para os cursos de graduação em ciências sociais bem como para o ensino de sociologia no ensino médio, que reflitam determinados saberes subalternos, insurgentes e descoloniais. Apesar das orientações curriculares apontarem para a pluralidade epistemológica/ideológica e para a diversidade cultural, existe ainda grandes dificuldades em traduzir essa diversidade na formação profissional em ciências sociais e na formação escolar. Nesse sentido, diversas formas de saberes dos trabalhadores que insurgiram-se contra a exploração e as desigualdades sociais, e saberes dos povos que questionam as narrativas dominantes da história da formação da Nação, são invisibilizados e tem pouco espaço no sistema universidade-escola. Por isso objetivo do presente projeto é não somente realizar a produção de material didático, como contribuir para o progressivo preenchimento desta lacuna através  da produção de coleção de livros que possa disponibilizar aos professores e estudantes da área de ciências sociais instrumentos para incorporar saberes sujeitados/insurgentes na sua formação, bem como a produção de materiais didáticos (segundo volume do livro em hipertexto “Sociologia e Autonomia”) bem como um livro paradidático de saberes descoloniais envolvendo pesquisadores indígenas e/ou negros e camponeses e/ou na sua produção.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s