Seminário Anarquismo: pensamento e praticas insurgentes

1º Seminário “Anarquismo, pensamento e práticas insurgentes”

O primeiro seminário “Anarquismo, pensamento e práticas insurgentes” irá abordar a crise contemporânea do Estado, do capitalismo e as insurgências e resistências anticapitalistas. A crise do Estado (de sua representatividade, legitimidade e autoridade) e as insurgências anticapitalistas estão colocando sérios desafios às ciências sociais no Brasil e no mundo. As revoltas das periferias francesas de 2005-2006, depois da Grécia 2007-2008, Turquia (2011), Espanha e Chile (2012), Brasil (2013) e México (2014), sem contar as revoltas camponesas e indígenas no final do século XX e início do XXI (México, Bolívia, Equador) podem ser consideradas como parte de um ciclo mundial de ofensivas capitalistas e resistências anticapitalistas. Pontos em comum de todas essas resistências foram o questionamento do papel do Estado no processo de emancipação social e a busca por formas horizontais de organização, somadas a luta contra os efeitos do neoliberalismo.
Associados aos protestos ressurgiram os fantasmas do “anarquismo”. O apelo ao anarquismo nesses momentos de crise se dá em razão da contribuição histórica do anarquismo como atividade de resistência e subcultura subalterna e da teoria anarquista clássica para o debate sobre autoridade, representação e legitimidade do poder político, não sendo apenas um efeito da “criminalização”, mas um movimento interno, de baixo para cima, num movimento que questiona a forma de organização centralizada e a representação política mediada pelo Estado.
O objetivo do presente seminário é desenvolver uma reflexão crítica sobre as condições objetivas e subjetivas desse processo de crise e insurgências, indicando como saberes e práticas de resistência podem ajudar a descolonizar epistemologicamente as ciências sociais e liberar as vozes subalternas (e sua crítica prático-teórica do capitalismo e dos diferentes tipos de socialismo de Estado). As vozes e práticas que questionam a representação, a organização e a burocratização típicas da sociedade (pós)moderna-industrial (nas suas variantes estatista, neoliberal e socialista de Estado) não foram compreendidas adequadamente, seja a partir da ótica marxista ou liberal (na sua vertente weberiana, durkheiminana, funcionalista e etc.), e por isso é preciso um mergulho na análise de situações concretas, da história em movimento, para alcançamos uma visão satisfatória. O seminário pretende então pensar as insurgências contemporâneas, bem como a contribuição da teoria anarquista clássica na interpretação e crítica da atual crise do capitalismo, do Estado e dos movimentos sociais. Dessa forma iremos discutir a conjuntura brasileira pós-junho de 2013, as revoltas populares no mundo, mas fazendo um recurso histórico aos grandes debates sobre as crises sistêmicas e as alternativas antisistêmicas. O seminário “Anarquismo, pensamento e práticas insurgentes” será realizado entre os dias 30 de junho e 1 e 2 de Julho de 2015, na Cidade do Rio de Janeiro.

Além das Conferências e Mesas, o Seminário irá ter grupos de discussão temáticos, aos quais podem ser submetidos trabalhos de estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores em geral. Os mesmos serão reunidos nos Anais do Seminário e publicados eletronicamente.

 

Organização: NEP e OTAL

3 respostas para Seminário Anarquismo: pensamento e praticas insurgentes

  1. luis disse:

    muy buen evento, con mucha importancia en las luchas antisistemicas del mundo, saludos desde chiapas, mexico, salud.

  2. Pingback: Rio de Janeiro: 1er. Seminario “Anarquismo, pensamiento y prácticas insurgentes” -Junio 2015- | La peste | Contrainformación y difusión de saber antiautoritario

  3. Pingback: [Brasil] Convocatoria| 1er Seminario “Anarquismo, pensamiento y prácticas insurgentes |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s